Seguindo a tendência dos jeans de cintura baixa, agora os vestidos também estão adotando a moda um tanto polêmica entre as brasileiras. E quem deixou tudo isso ainda mais em evidência foi Bruna Marquezine, que comprovou estar pronta para ser uma fashionista internacional ao aparecer usando um vestido com silhueta mais baixa no MET Gala 2024, seu ano de estreia.
Para a ocasião especial, Bruna Marquezine usou um vestido Tory Burch personalizado, feito de organza de seda granulada, um espartilho moldado à mão e uma saia baixa de malha com várias camadas. As cores do vestido, tingido em tons de marfim, verde claro e ferrugem, foram escolhidas propositalmente para que parecesse apropriadamente vintage e, claro, remetesse ao código de vestimenta deste ano: "O Jardim do Tempo", outra trend que está bastante em alta entre as gringas.
Seja na semana de moda de Nova York, Paris, Londres ou Milão, a silhueta com cintura baixa e mais românticas é algo que vimos sem parar no ano passado. A princípio, elas podem até parecer assustadoras, principalmente para quem é fã da cintura alta, mas muitas influenciadoras e celebridades estilosas têm dado uma chance para abraçar um look mais chique e sofisticado com a silhueta baixa em V profundo.
Como sempre, a moda recicla inspirações de épocas passadas. Avistado nas passarelas Primavera/Verão 2024 de marcas como Khaite, Sandy Liang e Schiaparelli – entre outras – o vestido de cintura baixa está se tornando a peça estrela da temporada, mas a verdade é que ele fez um baita sucesso entre os anos 1920 e 1960.
A influência do vestido de cintura baixa já se espalhou para além das passarelas e chegou aos guarda-roupas de celebridades como a influenciadora Kylie Jenner, a modelo Suki Waterhouse, a atriz Julia Garner e, claro, a aposta de Bruna Marquezine no MET Gala.
Perfeito para corpos em formato de V ou triângulo invertido (com ombros mais largos que os quadris), o vestido com cintura baixa dá a ilusão de alongar a silhueta enquanto afina a cintura. Hoje, este vestido vintage foi revivido com um toque moderno.
Confeccionados em linho ou popeline, geralmente são encontrados em cores bastante neutras, como branco ou bege. Esses vestidos se reconectam com a estética do "luxo tranquilo" e o estilo de férias mediterrâneo, com foco no conforto e na elegância.
No TikTok, a hashtag #dropwaistdress já contabiliza quase 15 milhões de visualizações. O crescimento desta tendência é confirmado pelo motor de busca global de moda Stylight, que reporta um aumento anual de 90% nas pesquisas por este tipo de vestido no Google.